O pré-resfriador é conhecido como um equipamento utilizado com o objetivo de aumentar a eficiência do resfriamento do chopp.

Mas você sabia que existem diversos modelos e combinações?

Confira neste artigo completo que preparamos sobre pré-resfriadores.

O que é pré-resfriador?

O pré-resfriador é um equipamento que possui duas funções, sendo a principal refrigerar o chopp e a segunda refrigerar a torre / linha utilizando recirculação de água ou glicol.

Quais os modelos de pré-resfriador?

Pré-resfriador Advantage Expansão Direta

O pré-resfriador expansão direta podem ter vazão de 70 ou 110 litros por hora (considerando a entrada do chopp a 24°C) e variar de 1 até 4 vias.

Este modelo tem por característica principal a velocidade na refrigeração e recuperação de frio. Mantém a torre suada (minando água fria) e possui o recurso gela copos em equipamentos residenciais.

Pré-resfriador Advantage Memo

Pré-resfriadores Banca de Gelo

Com vazão até 150 litros por hora, o pré-resfriador banca de gelo trabalha com água dentro do tanque com uma reserva fria muito eficiente e pode possuir de 1 até 5 vias.

Este modelo é capaz de tirar muito chopp gelado. Contudo, não consegue atingir temperaturas abaixo de zero e leva em torno de 4 horas (partindo de 24°C) para que se possa iniciar a extração do chopp.

Estes pré-resfriadores podem manter a torre suada (minando água fria) e possuir o recurso gela copos em equipamentos residenciais.

Pré-resfriador Small Banca de Gelo

Pré-resfriador a Gelo

Equipamento de 1 até 4 vias, o pré-resfriador a Gelo Festival Rotomoldado também pode ser fabricado com mais vias como equipamento especial.

Esse modelo pode ser utilizado em beer truck e grandes eventos com ótimo rendimento, podendo chegar até 120 litros por hora se manter sempre com gelo. No entanto, a temperatura do chopp não ultrapassa 0 ºC.

Os prés-resfriadores a gelo são ideais para locais onde não há energia elétrica. Além disso, funciona também para pré resfriar o chopp em conjunto com um pré-resfriador elétrico glicol, quando se é exigido uma alta vazão no ponto de venda.

Pré-resfriador Glicol

Disponíveis nas vazões de 50 ou 110 litros por hora, os pré-resfriadores glicol possuem quase a mesma estrutura de máquina do banca de gelo.

Entretanto, dentro da caixa temos uma mistura de água e glicol, sendo 70% água e 30% glicol, e a temperatura é controlada por um termostato digital, onde é possível entrar em temperaturas negativas.

Este modelo pode variar de 1 até 6 vias e leva em torno de 4 horas (partindo de 24°C) para que se possa iniciar a extração do chopp.

Estes pré resfriadores podem manter a torre suada (minando água fria) e não admite Gela Copos, nem mesmo em montagens residenciais. Para que seja possível ter o Gela Copos com Pré-resfriador Glicol é necessário a compra de um pulmão a parte.

Pré-resfriador Híbrido Expansão Direta

 

Pré-resfriador Super Híbrido Memo

Disponíveis nas vazões de 70 ou 110 litros por hora, considerando entrada do chopp a 24°C, os pré-resfriadores híbridos expansão direta podem possuir entre 1 a 4 saídas de chopp dependendo do modelo.

É muito semelhante ao pré-resfriador expansão direta. Todavia conta com um sistema de refrigeração distinto para a refrigeração do glicol, podendo atingir separadamente temperaturas negativas. Isso permite a formação de “efeito gelo” na torre sem congelar o chopp, mas em alguns casos é necessário verificar se a torre foi projetada para formar efeito gelo.

Este modelo tem por característica principal a velocidade na refrigeração e recuperação de frio.

Os pré-resfriadores híbridos expansão direta podem possuir o recurso gela copos em equipamentos residenciais.

Como é feita a combinação de pré-resfriador com a torre?

Quando falamos em combinar torre com pré-resfriador é preciso analisar se deseja Torre Suada ou Congelada e quantas saídas de chopp serão necessárias.

Aí sim será possível decidir qual o modelo que atende melhor a necessidade do cliente.

É válido lembrar que, em Torres Congeladas, alguns fatores como correntes de ar e fontes de calor próximas da torre impossibilitam o efeito gelo, seja natural ou duto de ar-condicionado.

Quando há necessidade de alta vazão, existe uma combinação de máquinas muito potente que é a instalação de um pré-resfriador banca de gelo seguido de um pré resfriador glicol. Sobretudo, com esta combinação chegamos a uma vazão de até 300 litros por hora.

Em pontos de venda de alta tiragem, com grande quantidade de linhas, podemos utilizar a combinação acima para as linhas de combate (chopp de maior vazão), e utilizar equipamentos menores para as demais linhas.

Você pode acessar nossos projetos técnicos para ver de forma detalhada a estrutura e como devem ser distribuídos os equipamentos, clique aqui.

Quais são os sistemas e como eles funcionam melhor?

O tipo de pyton, o chicote de mangueiras que liga a torre no pré resfriador, também faz muita diferença.

O pyton basicamente é um conjunto de mangueiras com recirculação de glicol e isoladas termicamente para minimizar a perda de frio na linha entre pré e torre.

Encontramos o pyton de duas formas, sendo:

  • Pyton de contato: ideal para distância de 0 a 2 metros entre evaporador e torre;
  • Pyton tube in tube: ideal para distancias entre 2 e 8m de distância entre evaporador de torre.

Na instalação: motor fora ou acoplado?

Motor acoplado é aquele que precisa de uma infraestrutura preparada para o armazenamento do motor, ficando próximo da torre. É mais simples e prática essa opção, porém faz um pouco de barulho.

Já o motor fora exige um pouco mais de preparo ou até de uma reforma. A princípio é necessária uma tubulação para interligar a torre até o motor, que geralmente fica em área externa. A grande vantagem dessa opção é que o barulho fica do lado de fora da residência ou comércio.

Ficou com alguma dúvida ou precisa de ajuda? Entre em contato conosco.

Fale com nossos vendedores diretamente pelo Whatsapp ou encontre um representante da sua região aqui.

Leia também:

Torre De Chopp Naja Congelada Ou Suada: Qual Escolher?

Como Instalar Uma Chopeira Em Casa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *