Se você chegou até aqui é bem provável que já tenha experimentado cerveja ou está aprendendo a degustar. Mas, você já saboreou verdadeiramente uma?

Beber cerveja pode ser uma experiência prazerosa, que desperta todos os seus sentidos. Mas pra isso é preciso seguir algumas etapas. Nada muito complexo.

Não tenha pressa.

A gente convida você, então, a descobrir como avaliar uma cerveja não só pelo gosto, mas também pelo cheiro, aparência e tato. Afinal, degustar cerveja é uma arte apaixonante.

Vamos lá? Pegue um copo limpo, sirva a cerveja na temperatura adequada e:

1) Olhe

• Segure o copo contra a luz.
• Observe a coloração.

Se encante com as variações de cor do arco-íris cervejeiro ao passear com o copo pelos espectros de luz. Porque a cor está diretamente relacionada à torra do malte.

Observe também a translucidez e a formação de espuma. É persistente? Deixa um desenho quando balançamos delicadamente o copo? Qual a coloração?

2) Sinta o cheiro

Antes que a espuma e alguns aromas voláteis se dissipem, sinta o aroma da cerveja. O ideal é não demorar muito na etapa 1, mesmo que depois você volte uma casa e observe a coloração novamente.

Não vá com sede ao copo e pule essa etapa, pois de ¼ a 1/3 da nossa habilidade em sentir gosto está diretamente ligada ao olfato.

Os aromas mais significativos geralmente são do malte e do lúpulo. Perceba as notas maltadas nos aromas adocicados, caramelados, tostados, torrados e achocolatados.

As notas de lúpulo são descritas como gramíneas, herbáceas, florais, cítricas. A fermentação também provê aromas, alguns até indesejados (off-flavours), mas nosso objetivo nesse momento é dar um direcionamento inicial, e não exigir de você análises complexas.

3) O primeiro gole

Saboreie e deixe a cerveja passear pela sua boca. Sinta a textura, perceba os gostos. É uma cerveja leve, refrescante ou encorpada?

Quais sabores consegue identificar?

Use seu sistema retronasal: aspire ar para o nariz pela parte de trás da garganta. Perceba o aftertaste, o retrogosto. Analise, essa memória prolongada do sabor é agradável?

4) Avalie

Reflita sobre a experiência. Gostou? Tomaria esta cerveja novamente?

Avalie o custo/benefício e não tenha medo de expor sua opinião. Se sentir necessidade mantenha um registro de todas as cervejas degustadas com suas considerações/avaliações para consultas futuras.

Esperamos ter contribuído para você ter bons momentos ao degustar uma boa cerveja. Mas lembre-se: o importante é se divertir e extrair o melhor da experiência.

Um brinde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *