Lúpulo brasileiro e lúpulo importado: conheça mais sobre a cerveja.

Hoje vamos falar sobre como nasceu a cerveja artesanal, e tudo começa pelos ingredientes. São eles:

Lúpulo

Planta herbal , responsável pelo amargor , aroma e é o conservante natural da cerveja .

Malte

Cereais germinados responsável pelo teor alcoólico gás carbônico, cor e corpo .

Levedura

Micro-organismo unicelular responsável por transformar açucares extraídos do malte e álcool e gás carbônico (fermentação).

Água

Em Ribeirão Preto, a água é cem por cento do Aquífero Guarani, garantindo uma qualidade magnífica.

Também podemos usar adjuntos naturais na receita, como: frutas, ervas, especiarias, entre outros.

A origem da cerveja

Na Mesopotâmia, a 4.000 AC, os povos sumérios tinham a seguinte cultura: o homem caçava e cuidava do grupo, a mulher realizava a colheita e cozinhava.

Um dia, uma dessas mulheres esqueceu uma vasilha pro lado de fora. Choveu, o cereal encharcou e, com a água da chuva, germinou, pegou fungos e bactérias do ar. Com isso teve a primeira fermentação da história.

Ela viu a vasilha com o cereal fermentando, achou que era coisa dos deuses e levou para casa. E foi assim que surgiu o primeiro líquido fermentado de cereais.

Depois passou pelos Babilônios, chegou até o Egito, onde foi chamado de pão liquido. Os egípcios foram os primeiros a terem uma planta de cervejaria, ou seja, tinham o local próprio para moer, cozinhar, fermentar e envasar.

Ramisses 3 colocou a cerveja na cesta básica do povo egípcio. As melhores eram para os faraós, guardas reais, sacerdotes e depois, para o povo egípcio. As de menor qualidade eram servidas aos escravos que estavam construindo as pirâmides. Mas com a morte de Ramisses, o faraó que o sucedeu cortou a cota de cerveja para os escravos, provocando a primeira paralisação da história.

Até então a cerveja era fabricada somente com malte, levedura e água. Ou seja, não era utilizado o lúpulo. O lúpulo foi introduzido somente na Bélgica por uma budista chamada Hildegard, dando se a atual composição da cerveja LÚPULO, MALTE, LEVEDURA E ÁGUA.

Lúpulo e sua história

O lúpulo tem origem europeia. É uma planta herbal trepadeira, prima da canábis, a qual nasce a flor feminina e masculina, mas apenas a feminina é usada para fabricar cerveja.

O lúpulo pode se dividir em lúpulos de amargor e lúpulos de aroma. Se cortarmos o lúpulo no meio,  encontraremos uma resina na cor amarela chamada lupulina, que contém o alfa-ácido e o beta-ácido. Porque eles são os responsáveis pelo amargor, conservação e pelos óleos aromáticos responsáveis no aroma da cerveja.

Seu nome cientifico é húmulos lúpulos e sua primeira plantação de foi em Harlental, atual Alemanha, no ano de 736. Depois na Inglaterra no início do século 16 e nos Estado Unidos, em 1829.

Atualmente, os maiores produtores de lúpulo são:

  1. Alemanha 290000 mil toneladas
  2. Estados Unidos com 261800 toneladas
  3. China 200000 mil toneladas
  4. Republica Tcheco 68000 toneladas
  5. Polônia 3.355 toneladas

O lúpulo nacional está em face inicial. Ainda é cedo para se falar em lúpulo brasileiro para fabricação de cerveja. Mas já conseguimos um grande avanço. Acredito que daqui uns três anos vai dar muito o que falar.

Autor do texto: Edson Siqueira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *