Ligue: (16) 3969-9797
titulo

29/04 2019

Como armazenar sua cerveja corretamente

Publicado por: Memo

Armazenar uma boa cerveja  é uma arte.

Para garantir a qualidade da cervejinha nossa do dia-a-dia é preciso ficar atento a alguns cuidados, principalmente na hora de armazenar as garrafas. São dicas simples que vão garantir o perfil aromático da sua cerveja do primeiro ao último gole.

  • Armazene as garrafas em locais afastados da luz

O contato direto da luz com a cerveja, por longos períodos, é prejudicial. O principal off-flavour ou característica sensorial indesejada é o lightstruck, conhecido popularmente como “cheiro de gambá”. Uma grande marca fez disso sua marca registrada, mas, via de regra, ele não é legal.

O ideal é manter dentro da geladeira as cervejas de perfil jovem ou em ambientes escuros, secos e sem entradas de luz, como armários. As cervejas em que o frescor não é determinante também podem ser armazenadas em despensas. O local deve ser livre de mofo e com umidade controlada.

  • Na posição adequada

A cerveja deve ser armazenada, dentro ou fora da geladeira, na posição vertical. Nessa posição o contato do liquido com o ar é reduzido, diminuindo a sua oxidação.

Outra dica importante é evitar a agitação excessiva da garrafa, por isso a porta da geladeira, principalmente quando ela é aberta frequentemente, não é o local mais indicado.

  • Prazo de consumo

O prazo varia de acordo com o estilo da cerveja, por isso é sempre bom pesquisar antes de lotar o carrinho nas promoções de cervejas perto do prazo de validade.

As lagers leves de baixo teor alcóolico e Ales com lúpulo em destaque, por exemplo, são estilos que pedem frescor. Já alguns estilos melhoram com o passar do tempo, como Imperial Porter, Imperial Stout e Barley Wine com alto teor alcóolico. As Lambics, com sua acidez e complexidade aromática, ganham estrutura e podem surpreender ainda mais depois de alguns anos de guarda. Para estas cervejas a paciência é uma virtude.

  • Temperatura

Como o calor compromete a qualidade, a temperatura é outro quesito que merece atenção. Para cervejas que serão consumidas imediatamente a geladeira é o local ideal. Evite também choques de temperatura levando a bebida ao freezer.

Seguindo essas dicas sua experiência será ainda mais prazerosa. Fique de olho nos próximos posts. Um brinde!