O brasileiro gosta, por tradição, de consumir cerveja estupidamente gelada. Quanto mais, melhor. Afinal, o clima tropical, sol escaldante e altas temperaturas favorecem o costume tão popular e antigo.

Mas, quando falamos de cervejas aromáticas e complexas, esqueça a tradição de que cerveja boa é cerveja trincando.

A temperatura ideal não é a mesma para todos os estilos. Isto acontece, pois abaixo de 0°C as papilas gustativas são “congeladas” e perdem a sensibilidade, comprometendo a experiência sensorial.

Portanto, quanto mais complexas, mais altas as temperaturas de consumo.

Mas, então, qual a temperatura adequada?

Veja abaixo mais informações e já agende uma degustação com seus amigos.

Para os fãs das geladas

Temperatura de serviço entre 0°C a 4°C.

Se você é do time das geladas, mas está aberto a novas experiências, arrisque a degustar uma Pilsen, Helles ou Witbier em torno de 2°C. Elas se manterão refrescantes, mas você será capaz de apreciar mais as características aromáticas.

Refrescantes                  

Temperatura de serviço entre 4°C a 6°C.

Temperatura adequada para cervejas de trigo alemãs (Weizen), com suas notas características de banana e cravo, e as Lambics, cervejas ácidas, delicadas e deliciosamente refrescantes.

Geladas, mas nem tanto

Temperatura de serviço entre 7°C a 10°C.

Para que você desfrute completamente da experiência, cervejas mais complexas como IPA’s, Weizenbocks, Porters e Stouts pedem temperaturas mais elevadas.

Temperatura de Adega

Temperatura de serviço entre 10°C a 13°C.

Cervejas mais alcoólicas como as Imperial Stouts, Barley Wines e Belgian Dark Strong Ales, dependendo do clima onde você mora, podem ser servidas até em torno de 13°C.

Na contramão das cervejas refrescantes, cumprem bem o papel de aquecer os apreciadores nos dias mais frios.

Agora que você está por dentro de todas as informações sobre as temperaturas adequadas para cada tipo de cerveja, reúna a sua turma para um encontro com diversos estilos de cerveja e muita troca de experiências.

Dessa forma, ficará mais fácil para você notar a diferença entre elas, as características de cada uma e descobrir qual estilo agrada mais o seu paladar.

Lembre-se sempre de beber com moderação e responsabilidade!

E aí gostou dessa dica? Aproveite e acesse nosso blog para ver mais matérias sobre Cervejas e harmonização. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *