Dicas de leitura para quem gosta de cerveja artesanal

A legião de fãs das cervejas artesanais aumenta a cada dia, prova disso é a crescente oferta de cervejarias, sabores e aromas à disposição dos clientes.

E, para quem deseja aprofundar os conhecimentos nesse mundo com possibilidades para todos os gostos, elencamos quatro livros que vão ajudá-los a entender melhor desse assunto que tanto gostamos!

  • As 100 Melhores Cervejas Brasileiras – Mauricio Beltramelli – Editora Casa Da Palavra

O livro é uma seleção com as cem melhores cervejas artesanais produzidas no Brasil, um guia completo para os apreciadores da bebida. Ingredientes, sabor, cor, aroma e textura foram utilizados como critério de escolha. Beltramelli é sommelier e especialista em cervejas e já lançou o livro Cervejas, Brejas e Birras.

  • O Diário da Cerveja – Rogério Costa e Gustavo Barbosa – Editora Mauad

Em formato de bolso e é de fácil leitura, o livro apresenta um resumo sobre os principais estilos, as origens da bebida, os sabores, hamonização, tipos de copo, temperatura ideal para cada estilo, entre outras informações. Há, também, uma seleção de frases divertidas envolvendo a cultura cervejeira.

  • A Mesa do Mestre Cervejeiro – Garrett Oliver – Editora Senac São Paulo

O livro é do mestre cervejeiro e autoridade em cerveja nos EUA e revela os motivos da cerveja artesanal ser o melhor acompanhamento para qualquer refeição. Ele explica os processos de fabricação, a história e apresenta os mais diferentes estilos de cerveja de todo o mundo. Mostra, também, como fazer boas hamornizações, para que o sabor do alimento seja realçado!

  • Cerveja para Leigos – Marty Nachel , Steve Ettlinger – Alta Books

O livro é indicado para quem deseja saber mais sobre cervejas e também para quem já sabe o básico. O conteúdo mostra as características de cada tipo de cerveja, os ingredientes que são utilizados e como ela é produzida. Além disso, e ensina como servir e degustar corretamente.  Outro ponto interessante é que o leitor aprenderá o básico para começar a fabricar a sua própria cerveja em casa.

*Os livros citados acima podem ser encontrados na internet e livrarias e certamente vão contribuir para aprimorar seus conhecimentos. Boa leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *