Mais do que objetos colecionáveis, os copos são protagonistas quando o assunto é cerveja.

É claro que você pode beber cerveja em qualquer recipiente – a gente normalmente até elege um queridinho, que já não está tão novo, mas que tem um grande valor sentimental!

Para outras pessoas, o copo é dispensável e o negócio é beber direto do bico. Não vamos julgar, mas que há uma razão para cada estilo de cerveja ter um copo especial, isso há.

Até uns 150 anos atrás, os copos de vidro eram raros, caros e a produção dependia de artesãos especializados.

Além do aspecto visual, que foi determinante para a substituição das canecas de barro, metal, cerâmica e até couro pelas de vidro, as diferentes formas e circunferências dos copos de vidro, potencializam os compostos aromáticos das cervejas, afetando na formação e retenção da espuma.

O famoso colarinho que tem um papel importante para que os aromas não se dissipem tão rapidamente e a bebida não oxide.

Copos mais conhecidos

Americano

Tradicional em botecos e bares populares, o copo americano também é utilizado como medida de receitas, tomar água, café, suco e também cerveja.

Caldereta

Versátil, é um ótimo substituto para os tradicionais copos americanos. Vai bem com as Ales Inglesas e Norte-Americana, Lagers escuras etc.

Pilsner

Estreitos na base e com forma afunilada que sustenta a espuma. Ganhou destaque na década de 30, com formato angular que refletia o espírito Art Deco da época. Ideal para as cervejas Pilsner.

Weizen

Para as cervejas de trigo. Como são altos possibilitam que todo o conteúdo de garrafas de 500ml seja colocado. Este modelo também preserva as características da cerveja e o creme, também conhecido como espuma.

Snifter

Se popularizou no século XX entre os apreciadores de um bom brandy. O formato profundo, bordas arqueadas e baixa estatura torna o copo ideal para as Strong Ales, Barley Wines e Imperial Stouts.

Taça ISO

Para as degustações mais técnicas, é uma ótima alternativa para quem procura uma opção coringa, que contempla todos os estilos.

Os modelos que comentamos são os mais conhecidos e podem auxiliar para que a sua experiência com a cerveja seja ainda mais prazerosa.

Existem outros tipos de copos, todos elaborados para enaltecer o diferencial de cada estilo de cerveja. Conhece mais algum? Deixe aqui nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *