Muita gente acha que a única diferença entre a cerveja artesanal e a cerveja industrial é o preço. Ledo engano. Não vamos entrar na questão do gosto já que cada um tem o seu e não tem como dizer qual é a mais saborosa.

Porém, a cerveja artesanal, conhecida também como cerveja gourmet, e a industrial são bem diferentes no que se refere ao processo e a escala de produção e os ingredientes utilizados na fabricação da bebida.

Características das cervejas

A cerveja industrial encontrada em supermercados, bares e restaurantes, é produzida em larga escala visando atingir o maior número possível de consumidores.

Sua composição precisa ser mais simples para ter maior tempo de duração. As cervejas industrializadas utilizam aproximadamente 60% de malte e cevada, os outros 40% são cerais não maltados ou carboidratos.

Além disso, pode conter em sua composição antioxidantes, corantes e estabilizantes, que contribuem para o baixo custo de produção.

Outra característica que pode ser observada na própria garrafa, as cervejas industrializadas têm rótulos com cores mais comerciais e estimulantes.

Já as cervejas artesanais possuem rótulos que contam histórias e mostram a essência da bebida, deixando evidente que os mínimos detalhes são valorizados em todos os aspectos.

Além disso, a cerveja artesanal é composta por ingredientes selecionados e de origem mais nobre, normalmente importados. A qualidade é o principal objetivo e todos os critérios são levados em consideração, em especial o aroma e o sabor. Uma cerveja artesanal, se comparada com uma industrializada, pode ser facilmente diferenciada pelo aroma e paladar.

Fermentação

O período de fermentação e de maturação da cerveja artesanal acontece sem pressa, ou seja, não são adicionados produtos químicos para a aceleração.

Saborosas e marcantes, as cervejas artesanais são relativamente mais caras, no entanto, são voltadas para atender às expectativas dos paladares mais exigentes.

O resultado das cervejas artesanais pode ser conferido nos sabores marcantes. Algumas são mais adocicadas, outras de forte amargor, também têm aquelas que são mais claras e outras mais escuras. Além das que possuem aromas de café, de caramelo, de frutas, entre outros inúmeros ingredientes.

Por esses fatores, as cervejas artesanais são geralmente associadas às experiências gastronômicas.

Na hora de escolher sua cerveja

Agora quando for escolher uma cerveja, não esqueça que as cervejas artesanais são produzidas com um maior cuidado. Por isso, possuem melhor qualidade e sabor mais intenso.

Lembre-se sempre de nossa dica, seja qual for a cerveja: aprecie com moderação.

Gostou dessa matéria? Veja mais assuntos que podem te interessar:

Conheça Os 5 Estilos De Cerveja Artesanal Em Alta

IPA, Pilsen Ou Pale Ale? Entenda As Diferenças Entre As Cervejas

Cervejas: Suas Cores E Aromas

Cervejeiras e Frigobares da Memo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *